top of page

Como mudar seus hábitos alimentares

Atualizado: 18 de jun. de 2021

Embora estejam associados à adoção de uma dieta saudável, adquirir novos hábitos alimentares vai muito além disso. É preciso um conjunto de estratégias para incorporar as mudanças no dia a dia e dessa forma desfrutar de todos os benefícios de um estilo de vida mais saudável.




1. Busque um profissional

O primeiro passo para qualquer mudança nos hábitos alimentares é a busca por um nutricionista. Através do contato com esse profissional é possível garantir que a mudança possui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Além disso, o acompanhamento nutricional também é importante para evitar dietas restritivas que possam gerar danos para a saúde fisiológica ou mental. E, por fim, é claro que o nutricionista auxiliará a montar o melhor plano para os seus novos hábitos alimentares.


2. Construa um planejamento

Em meio à rotina agitada, pode ser difícil fazer uma pausa na hora de cada refeição para garantir refeições saudáveis, não é verdade? Apesar de hoje haver uma série de cursos para um cardápio funcional, planejar-se também é importante. O melhor é você pensar cada refeição da semana com antecedência. Se precisa almoçar fora todos os dias, que tal aprender sobre técnicas de congelamento? Assim você faz um cardápio no domingo e terá boas refeições para a semana toda. Essa organização dia a dia é fundamental para quem está buscando mudar os hábitos alimentares. Além de garantir uma alimentação melhor, aumenta a sua disciplina.


3. Comece aos poucos

Além disso, na hora de fazer uma mudança nos hábitos alimentares, pense sempre em uma transição gradual, ou seja, nunca de uma hora para outra. Até mesmo porque as mudanças drásticas ou extremamente restritivas geram episódios de compulsão, mudanças de humor ou até mesmo desistência. Por isso, o ideal é diminuir hábitos negativos e aumentar os positivos. Por exemplo: diminuir a frequência de consumo de refrigerantes e aumentar a ingestão diária de frutas. Cada passo em direção a hábitos melhores é significativo e você deve se orgulhar!


4. Foque em um objetivo

Melhorar os hábitos alimentares beneficia a saúde de todo organismo, aumenta a energia durante a rotina, ajuda na perda de peso e até mesmo no cuidado com a mente. Por isso, é importante pensar sempre por objetivos e ir avançando em pequenas etapas. Além disso, esteja ciente de que a mudança depende exclusivamente de cada pessoa. Portanto, quanto mais foco você tiver, melhor será o seu próprio resultado. Em outras palavras, isso significa dizer que ninguém poderá fazer isso no seu lugar.


5. Lute contra os hábitos ruins

Há muitos hábitos do dia a dia que prejudicam a saúde e são opostos à mudança que você busca. Então, saiba que ao focar em um recomeço você deve estar ciente disso. O primeiro passo é identificar essas situações e procurar formas de superá-las. Um exemplo comum é almoçar ou jantar em frente à televisão, computador ou tela do celular. Isso prejudica a sua digestão e pode até mesmo fazer você comer mais, por isso muitas pessoas praticam o Mindfulness. Essa técnica ensina justamente a importância de viver o momento presente, no caso a refeição. O sedentarismo também é um desses exemplos. E qual a forma de vencê-lo? Dispondo-se a praticar exercícios físicos!


6. Diferencie a fome fisiológica da fome emocional

E por falar em comer mais do que deve, muitas pessoas desconhecem a diferença entre esses dois termos, mas saber isso é fundamental na busca por mudar os hábitos alimentares. A fome fisiológica é a sensação física que se sente ao passar um longo período sem comer. Ela é caracterizada pela falta de energia e até mesmo o ronco do estômago. Por outro lado, a fome emocional não tem sintomas físicos e surge mesmo quando não passou muito tempo da última refeição. Ela é caracterizada pela simples vontade de comer ou ingerir um determinado alimento. Esses casos podem ter relação com a ansiedade ou depressão, por exemplo. Portanto, saber reconhecer a diferença entre essas situações é uma forma de ter consciência sobre os momentos e aumentar a sua disciplina. Assim você saberá quando realmente precisa comer ou quando um gatilho emocional está levando você a isso.


7. Busque apoio e incentivo

Como já citamos, mudar depende de você, mas nem sempre é necessário passar por essa fase sozinho(a). Aliás, contar com o apoio de amigos ou familiares também é importante para aumentar o seu foco e disciplina. Por isso, não deixe de falar com as pessoas que estão na sua rotina sobre essa situação. Explique que você está tentando ter hábitos alimentares mais positivos e como elas podem ajudar. Sem dúvida, isso poderá evitar situações negativas e aumentará a sua própria aceitação nesse processo.


8. Utilize a tecnologia a seu favor

Você já pensou em aproveitar aulas online para aumentar o seu foco? Seja para aprender sobre alimentação ou até mesmo aliar as mudanças com a prática de exercícios, isso pode aumentar a sua motivação. Até mesmo porque as aulas online podem ser acessadas a qualquer momento, através de um computador, TV ou tablet com acesso à internet. Nesse sentido, você nem precisa sair de casa para manter a saúde e a boa forma em dia. E graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia é possível também cuidar da saúde física e mental por meio de aplicativos de celular. Eles reúnem em um único lugar várias soluções para o corpo e para a mente, otimizam o seu tempo e possibilitam que você possa cuidar de si com apenas alguns cliques.


“Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.”


ความคิดเห็น


bottom of page